Alongamento Antes da Musculação: Fazer ou Não Fazer?

alongamentos

Uma discussão bastante acalorada, a prática de alongamentos antes da musculação vem sendo discutida há bastante tempo por profissionais da área de educação física, mas ainda não se chegou a um consenso, apenas iniciaram-se pesquisas que apontam que fazer alongamento antes da musculação não ajuda, na verdade apenas atrapalharia o desempenho durante o treino.

Para os fisiculturistas esta já é uma premissa, pois com a experiência eles aprenderam que fazer alongamento antes da musculação fadiga o músculo e prejudica o treino. Sendo assim, eles acreditam que um aquecimento antes da malhação pesada é suficiente para que não haja lesões durante a atividade. Mas que tipo de aquecimento?

Esse aquecimento é chamado de pré-série, onde você faz o exercício normalmente, só que utilizando metade da carga ou menos. Por exemplo: você treina no leg press 3 séries de 10 repetições com 120 quilos. Para a pré-série, você faz 3 séries de 10 repetições com 60 quilos, apenas para aquecer os músculos e ativar a circulação. Depois você faz a sua série normalmente.

Para quem não gosta da ideia da pré-série, é possível fazer um aquecimento chamado “alongamento dinâmico”, que na verdade não é um alongamento. É o mesmo tipo de aquecimento realizado pelos jogadores de futebol antes de entrar em campo, com pulinhos, giro de braços e corpo, pequenas corridas, etc. O objetivo do aquecimento é justamente ativar a circulação sanguínea e consequentemente aquecer os músculos.

Mas e quando devo fazer o alongamento? Você pode fazê-lo após o treino de musculação para relaxar, sem alongar demais os membros, pois pode ocorrer lesão nesse momento. É possível também realizar alongamento em uma aula específica ou antes de exercícios aeróbios, como corrida, natação e hidroginástica.

Na dúvida sobre fazer ou não o alongamento antes da musculação, faça um teste. Se você já o faz, deixe de fazê-lo por uma semana e verifique o seu desempenho durante os treinos. Se notar melhora, continue a fazer os seus treinos sem o alongamento prévio. Caso sinta falta do alongamento, volte a fazê-lo e mantenha o seu pique.
Produtos Relacionados: