Anabolizantes Naturais

Na busca de um corpo melhor, é muito grande o número de pessoas que recorrem aos chamados “anabolizantes”. Esse é o nome que se dá a qualquer tipo de substância que estimule a produção de massa muscular e outros tecidos em nosso corpo. A palavra deriva de “Anabolismo”, que basicamente significa “construção”, ao contrário de “Catabolismo” que tem o significado de “destruição” (de tecido, de massa muscular e etc, ou seja, um estado de “consumo”). Nesse artigo aqui no Fitness Boutique, vamos explicar exatamente o que são os chamados anabolizantes naturais e descobrir se eles realmente trazem benefícios para nossos treinos.

anabolizante natural

O que são os anabolizantes naturais?

Um nome melhor para os chamados “anabolizantes” são “hormônios esteroides”. Isso porque os anabolizantes mais potentes são hormônios ou pré-hormônios chamados androgênicos (como a Testosterona e o GH).
Porém, há algum tempo atrás a ciência começou a descobrir a presença de alguns hormônios (ou pró-hormônios, ou seja, estimulantes da produção de hormônios) dentro de plantas dos mais variados tipos. No início dessas pesquisas, aproximadamente a partir do século passado, grande parte desses anabolizantes naturais eram muito diferentes dos hormônios humanos e, portanto, não tinham efeito nenhum em nosso corpo. Mais recentemente, alguns compostos como as esteronas e as flavonas foram descobertos e pesquisas científicas comprovaram a sua eficácia no estímulo da produção de hormônios anabolizantes pelo nosso corpo.

Vantagens dos anabolizantes naturais

Como você pode perceber, esses chamados anabolizantes naturais funcionam como pré-hormônios, ou seja, estimulam a síntese de hormônios anabolizantes pelo nosso próprio corpo. Isso traz várias vantagens para nós!
A primeira delas é que muitas substâncias não estimulam a masculinização. Isso faz com que esses produtos naturais sejam uma ótima alternativa para mulheres que não desejam “pegar muito pesado” e não querem se masculinizar. Além disso, os anabolizantes naturais são úteis para atletas que sejam muito sensíveis aos anabolizantes comuns (ou seja, para aqueles que não toleram os efeitos colaterais destes), bem como para atletas que desejam ter uma vida mais natural.
Essas substâncias são também ótimas para o público que tem dificuldades para ganhar massa muscular (aqueles com o perfil corporal “Ectomorfo”, por exemplo).
E por fim, os anabolizantes naturais são vantajosos para os atletas que precisam passar por testes anti-doping, pois estas substâncias não são controladas pelos comitês de controle de atletas como o Comitê Olímpico Internacional (COI).

Benefícios para quem já utiliza esteroides anabolizantes

Os benefícios dos anabolizantes naturais não param por aí. Estudos também comprovam vantagens de seu uso em atletas que já utilizam esteroides anabolizantes comuns (especialmente os fisiculturistas de alto padrão, para os quais cada ganho mínimo deve ser contado).
Estudos científicos recentes mostraram que as flavonas são potentes inibidores da enzima Aromatase. Essa enzima é responsável pela conversão de Testosterona em Estrogênio, o que diminui os efeitos anabolizantes da Testosterona por diminuir seus níveis séricos. Com a inibição da Aromatase, menos Testosterona é convertida em Estrogênio e seus efeitos podem ser potencializados. Esses efeitos inibitórios são gerados por meio da competição com as aromatases do complexo citocromo P450.
Tipos de anabolizantes naturais
Logo abaixo nós citamos os principais tipos de substâncias anabolizantes naturais já encontradas e pesquisadas cientificamente e falamos um pouco sobre cada uma:
Metoxiisoflavona: esta substância é uma das mais comentadas nos últimos anos em questão de novos componentes para suplementos alimentares. A Metoxiisoflavona ou simplesmente Metóxi tem como principal função o “bombeamento” das proteínas que você ingere diretamente para síntese muscular e não armazenamento de outras formas. A Metóxi ainda reduz o catabolismo de proteínas por supressão do Cortisol, promove um balanço positivo de Nitrogênio e aumenta a síntese proteica. A Metoxiisoflavona é anabólica porém não androgênica, outra grande qualidade.
Ecdisterona: os estudos conduzidos para avaliar essa substância foram feitos até hoje principalmente por cientistas da Rússia. A conclusão à qual eles chegaram é a de que a Ecdisterona pode ter um potencial anabólico tão forte quanto uma droga androgênica de média potência. Um dos estudos mais interessantes sobre o novo composto, com 78 atletas, mostrou ao fim de 10 dias um ganho de aproximadamente 7% de massa magra e perda de 10% de gordura no grupo utilizando o suplemento. A Ecdisterona ainda pode aumentar a performance e reduzir fadiga.
Existem ainda uma série de outros tipos de anabolizantes naturais, mas os dois compostos acima são os mais conhecidos e divulgados. É claro que é extremamente importante seguir uma dieta adequada, contando principalmente com uma alimentação pré e pós-treino adequada.

Onde obter anabolizantes naturais?

Atualmente, o produto mais pesquisado cientificamente é a chamada Tribulus terrestris. Estudos ao redor do mundo mostraram um aumento da concentração de testosterona após o uso de um preparado contendo Tribulus terrestris por, pelo menos, 10 dias. Isso reforça o uso da planta para ganho de massa muscular e melhor desempenho sexual.
Os efeitos anabolizantes naturais dessa planta são dados principalmente pelas saponinas presentes na Tribulus terrestris, especialmente a protodioscina. A protodioscina comprovadamente aumenta os níveis de produção de testosterona, dihidrotestosterona e dihidroepiandrosterona em estudos com animais.
Hoje, se você deseja apostar nos anabolizantes naturais como potencial substituto dos hormônios anabolizantes e para aumentar os seus ganhos de massa magra e performance nos seus treinos, suplementos à base de Tribulus terrestris são a melhor opção.
Detalhe: O acompanhamento e a indicação de um profissional qualificado é sempre a melhor alternativa para uma boa suplementação. O médico e/ou nutricionista é o profissional mais indicado para ser consultado antes da utilização de qualquer item mencionado anteriormente.
Mais artigos como este você encontra no site Como Engordar. Um abraço e até a próxima!

Cotação
Varejista
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image