Aspirador de Pó – Como Escolher, Cotação e Dicas de Compra

Cotação
Varejistas
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
O aspirador de pó é um aparelho funcional e que facilita muito a vida das donas de casa e das ajudantes do lar. Mas será que todas as mulheres sabem escolher um bom aspirador para o uso doméstico? Existem diversas opções no mercado, e é preciso ficar atento a alguns detalhes antes de comprar o equipamento.

Em primeiro lugar, é preciso saber exatamente qual será a função do aspirador, ou seja, para qual tipo de atividade ele será utilizado. Isso é importante porque existem nas lojas aspiradores que são direcionados a aspirar pó e água.

Tipos de Aspirador de Pó

De uma forma geral, existem três tipos básicos de aspirador. O primeiro deles é o aspirador de mão, que é muito compacto e fácil de usar. Esse aparelho é indicado para limpar carros, sofás, estofados em geral e superfícies pequenas. Os aspiradores de mão são movidos à bateria. Eles não devem ser usados para sujeiras mais pesadas.

O segundo tipo de aspirador é o que utiliza cinto. Esse aspirador já é maior, tem uma potência mais elevada e conta com amplo reservatório de pó. É um aparelho que facilita a limpeza diária da casa.

O terceiro tipo de aspirador é aquele com rodinhas, que tem um deslocamento facilitado e é ideal para limpezas mais pesadas. O aparelho pode ser usado em todos os tipos de superfícies.

aspirador-de-po-piso-de-madeira

Aspirador para líquidos

Os aspiradores de pó mais modernos são fabricados com a função de aspirar líquidos e pó. Esse aparelho é ideal para pessoas que têm o costume de lavar pequenas áreas, e também pode ser usado em caso de acidentes, como as ocasiões em que as pessoas derrubam líquidos no chão da cozinha, por exemplo.

O aspirador de pó e líquido também pode ser empregado na limpeza de tapetes, carpetes, estofados, pisos frios, pisos laminados, entre outros. Vale a pena investir em um aspirador que apresente as funções de limpeza de pó, líquido e que também venha com acessórios de higienização.

Aprenda a utilizar o aspirador

Os aspiradores são aparelhos simples de utilizar. Antes de colocar o equipamento em uso, é importante ler com atenção o manual de instruções. Também é recomendado analisar todos os acessórios e bocais para limpeza e constatar se o aspirador está em perfeito estado de uso.

Verifique o alcance do aspirador e aprenda as melhores maneiras de usar o aparelho para limpar cantos e o piso embaixo dos móveis. É fundamental que o aspirador seja produzido com noções de ergonomia para que o uso do equipamento seja confortável e agradável para o consumidor.

Fique atento à vida útil e à limpeza dos filtros do aspirador para evitar que a poeira do interior do aparelho seja lançada novamente ao ambiente. Alguns tipos de eletrodomésticos possuem até três níveis de filtragem da poeira e são muito eficientes. A capacidade do reservatório de poeira pode variar entre 1,5, 1,7 e 3 litros. Escolha o aparelho que garanta mais qualidade na limpeza, mais praticidade e eficiência.