Faixa Elástica Thera-Band

Antes de tudo é necessário saber alguns conceitos do Pilates antes de saber sobre a Faixa Elástica Thera-Band.Pilates é um exercício que ao utilizar o próprio peso ou molas fazendo o corpo alongar. Geralmente são utilizados aparelhos e alguns acessórios, onde são ativados: controle, melhora dos movimentos, melhora na respiração, concentração e ativa a força central. Quem quer um corpo muito sarado e com músculos bem definidos é melhor procurar outra forma de treino, pois o Pilates ajuda a tonificar a musculatura, não fazendo com que a pessoa tenha hipertrofias.

Cotação
Varejista
Consultar Preço
Netshoes Faixa Elástica Thera Band
Consultar Preço
centauro Faixa Elástica Thera Band
Consultar Preço
ricardo eletro Faixa Elástica Thera Band
Consultar Preço
extra logo Faixa Elástica Thera Band
Consultar Preço
casas bahia logo Faixa Elástica Thera Band
Consultar Preço
Walmart Faixa Elástica Thera Band
Consultar Preço
Kanui1 Faixa Elástica Thera Band
Consultar Preço
carrefour Faixa Elástica Thera Band
Consultar Preço
beefitness Faixa Elástica Thera Band

O Pilates é muito parecido com o Yoga, no sentido de ter que se concentrar e ter um maior controle dos movimentos, porém as aulas de Pilates exigem mais do aluno e são mais dinâmicas. Para quem quer começar a praticar esse Método é essencial trabalhar a respiração, outro ponto interessante é a chamada Power House, que é a força central localizada abaixo do umbigo onde ajuda no alinhamento. O alinhamento é necessário para a saúde do corpo e melhor performance de movimentos. Os benefícios de se praticar Pilates são muitos: ajuda a melhorar a auto-estima, a força, precisão nos movimentos e equilíbrio, previne lesões como hérnia de disco e osteofitose e trata patologias neurais e corporais, onde se aplicam distrofias e falta de equilíbrio, por exemplo. Para quem está em fase de crescimento, o Pilates também é indicado, estimulando o desenvolvimento das curvas da coluna. É indicado para todas as idades. O Método Pilates é indicado para qualquer idade, condicionando e harmonizando o corpo sendo possível adquirir uma melhora perceptível na qualidade de vida, melhora a postura, ajuda a emagrecer mesmo que seu objetivo principal não seja esse. Para quem não pratica mais nenhum esporte o recomendado é fazer Pilates cerca de três vezes por semana, quando a pessoa já pratica algum outro esporte é recomendado de uma a duas vezes por semana.

Acessório para Pilates: Faixa Elástica Thera-Band

Um dos acessórios usados para a prática de Pilates é a faixa elástica Thera-Band, além serem acessíveis à compra é possível fazer alguns movimentos do Pilates em casa! Com essa faixa é possível trabalhar toda a musculatura do corpo. Existem sete cores diferentes da faixa Thera-Band, cada uma delas com um tipo de resistência diferente. Além disso, conta também a distância e direção em que se aplica a faixa. Juntando essas três forças é possível criar uma série de exercícios, de leves a mais complexos. Salientando que as faixas ajudam no exercício funcional, onde várias articulações são envolvidas e vários músculos trabalhados. A escolha da cor da faixa Thera-Band é necessária para evitar dores e lesões. Quem está iniciando deve utilizar a faixa mais suave, enquanto quem já está Expert no assunto pode utilizar as faixas mais fortes que exigem mais esforço por parte do esportista. A faixa elástica Thera-Band é muito versátil podendo ser levada para qualquer lugar sendo possível  praticar o exercício em qualquer ambiente. Em casa, na academia, na praia… As práticas de Pilates com faixas ajudam a reduzir as dores e a pressão arterial, melhorando a força, equilíbrio, flexibilidade, resistência e mobilidade. É preciso compará-las, de acordo com a cor para escolher a melhor para você. Todas as faixas tem a mesma finalidade, sendo usadas em diversas áreas, é indicada para reabilitação, ajuda a prevenir muitas lesões, auxilia no treinamentos e condicionamento físico, é usado para tratamento pós-cirúrgicos e muito mais.

As faixas são classificadas por cores. Segue abaixo a relação:

amarelovermelho 300x139 Faixa Elástica Thera Band
Verde – Forte Azul – Extra Forte
verdeazul 300x139 Faixa Elástica Thera Band
Preta – Forte Especial Prata – Super Forte
pretoprata 300x151 Faixa Elástica Thera Band

Algumas aplicações em exercícios com Faixa Elástica:

Lembrando que existem mais exercícios que podem ser feitos com a faixa, vou mostrar um para cada parte do corpo.

Abdominal com a Faixa Elástica

Primeiramente é necessário prender a faixa em um lugar fixo depois próximo ao chão, depois deite de costas e segure as pontas estique os braços no sentido das pernas, deixe os joelhos flexionados cerca de 45 graus, assim levante os ombros deixando-os retos e a cabeça do chão, deitando em seguida. Faça uma série de 3x com 10 abdominais cada. Exercício para o abdômen.

Remada

Sentado ereto e deixando as pernas paralelas em frente ao corpo, com a faixa nas solas segure as pontas com as mãos, inclinando o tronco para trás puxe as mãos em sentido ao peito permanecendo com a coluna reta, com se estivesse remando, volte a posição inicial devagar e faça o processo até o fim da série.  Esse exercício é para as costas.

Crucifixo Inclinado

Para fazer o crucifixo inclinado é necessário prender a faixa em lugar fixo na parte de baixo, em seguida segure a ponta da faixa deixando o braço esticado cerca de 45 graus para fora do corpo em seguida puxe a ponta da faixa para dentro em sentido ao ombro oposto. Exercício para o peito.

Avanço Estacionário

Pise em cima da faixa, no centro, com um dos pés e pernas flexionadas, o outro pé deve estar para trás na ponta mantendo-os fixos. É preciso segurar as pontas da faixa com as mãos com as palmas para a frente e acima dos ombros. Então, se empurre para frente deixando as pernas esticadas, volte e repita o movimento. Esse exercício é para as pernas.

Levantamento Lateral

Com a faixa embaixo dos pés, no centro é preciso que segure as pontas da faixa com as mãos com as palmas das mãos viradas para dentro os braços devem estar sempre esticados e juntos ao corpo. Para o exercício puxe as pontas para fora deixando os braços com ângulo de cerca de 90 graus, deixando-os voltar a posição inicial, volte a fazer a série. Esse exercício é para os ombros.

Rosca com Faixa Elástica

Pise em cima da faixa no centro com um é, em seguida segure as pontas com as mãos a frente do corpo e com as palmas voltadas para cima puxe a faixa até a altura dos ombros, em seguida volte a posição inicial repetindo os movimentos. Esse exercício é para os braços.
Alguns procedimentos para utilização e conservação da Faixa Elástica Thera-Band.
Para a calibração da Thera-Band é preciso determinar um comprimento inicial onde a faixa é fixada em uma extremidade, ficando em ângulo reto em relação ao solo. Na outra ponta da faixa onde são aplicados os pesos, causando a deformação de acordo com a elasticidade de cada tipo de faixa. Conservação da Thera-Band Para que a faixa tenha vida útil maior é preciso tomar alguns cuidados ao manuseá-la para evitar rasgos e furos, que acabam estragando a Thera-Band. Evite o uso de calçados com solado áspero, unhas compridas, anéis, pulseiras, cintos e até mesmo colares e brincos. Para armazenar a faixa é preciso colocá-la em uma caixa ou bolsa para evitar o contato com a luz e calor, que ressecam a borracha fazendo-a romper facilmente. Para evitar a umidade na faixa, fazendo com que ela se grude é preciso aplicar talco periodicamente. As faixas podem ser limpas com água e sabão. A Thera-Band também pode ser utilizada em piscinas, lembrando que sempre é necessário o cuidado de lavá-la com água limpa e sem cloro e secá-la bem após o uso.

Especificações

Relacionando o tamanho inicial chegamos a conclusão de que a resistência da Thera-Band é proporcional, só que inversamente ou seja, quanto mais comprida for a borracha, o esforço de tração é menor. É possível encontrar as faixas para comprar em rolos de 5,5 m ou ainda de acordo com a necessidade de quem compra, podendo ser menor. O comprimento indicado é de 2,5 metros a 3 metros de comprimento, evitando que a faixa estique-se além do recomendado causando rupturas e evitando exercícios forçados, que causem dor e esforço além da conta. Além de ser essencial tomar cuidado com a faixa em direção da cabeça e dos olhos. Assim, quanto mais você for se especializando nos exercícios com a faixa elástica maior pode ser a intensidade dos exercícios, sendo assim é possível ir mudando as faixas.