Dia da Saúde e Nutrição: Receitas Nutritivas

Uma boa alimentação é essencial para manter a boa saúde, o funcionamento do organismo, manter o corpo em forma e também ter energia para o dia a dia. O consumo de nutrientes difere em cada fase do ser humano, por isso é importante consumir refeições balanceadas diariamente.

Atualmente é comum se alimentar em fast foods, mas de conhecimento geral que quanto menor for o consumo de alimentos processados, melhor. Sempre opte por grãos, raízes, legumes, verduras, frutas, leite, ovos e carne, alimentos que devem, diariamente, estar no cardápio.

Diminuir o consumo de óleo e de gorduras também é importante, isso é o principal passo pra diminuir a obesidade e também evitar problemas de coração. Bolachas recheadas, refrigerantes, macarrão instantâneo e demais produtos ultraprocessados são vilões da saúde. São alimentos preparados artificialmente e que não suprem a necessidade do organismo de consumir nutrientes.

Hábitos

Desenvolver o hábito de consumir uma alimentação saudável é necessário para quem procura qualidade e longevidade de vida. Por exemplo, alimentar-se de três em três horas com frutas e demais alimentos in natura é importante, pois ajuda a saciar o apetite e, consequentemente, na hora das refeições, como almoço e janta, o consumo de comida será menor.
Receitas Nutritivas Dia da Saúde e Nutrição: Receitas Nutritivas
O preparo de alimentação saudável começa pela compra. Ou seja, é sempre importante escolher comprar alimentos frescos em feiras e supermercados. E buscar sempre aprimorar o preparo do alimento de maneiras nutritivas. Na internet, por exemplo, é possível ter acesso a inúmeras dicas e receitas saudáveis.

Beba água! Muita água! Ao menos dois litros por dia. 60% do corpo humano é formado por água, por isso, é importante manter-se hidratado. Consuma de 6 a 8 copos por dia. E evite o consumo de refrigerantes e de bebidas alcoólicas.

Exercício

A atividade física é outro fator importantíssimo para quem procura qualidade de vida. Por exemplo, pedalar é uma atividade dinâmica, que tem ganhado cada vez mais adeptos e, praticando vinte minutos por dia, você pode diminuir em até 50% as chances ter uma doença de coração.

Hábitos são adquiridos com prática e persistência, mas é importante que você siga sempre o seu ritmo. Coloque metas e, ao vencê-las, aumente-as.

Alimentação saudável e atividades físicas são sinônimos de qualidade de vida!