Dieta Alcalina

Existem milhares de dietas diferentes por aí, e a vantagem disso é poder escolher uma que ajude você a atingir os seus objetivos e que possa ser seguida no seu cotidiano. Agora, você vai conhecer uma que não é tão comentada por aí: a dieta alcalina.

A ideia dessa dieta é deixar o pH sanguíneo mais alcalino para proporcionar a perda de peso e a eliminação de toxinas prejudiciais para o organismo. Quando seguida corretamente, ela é ideal para quem busca uma reeducação alimentar, já que se baseia no consumo de cereais integrais, verduras e frutas, deixando de lado os pratos gordurosos, farinhas brancas e alimentos industrializados.

Para seguir essa dieta, você também precisa se conscientizar de que vai ter que substituir as carnes vermelhas e o leite integral, pois eles não são permitidos – pelo menos, não em excesso.
dieta alcalina Dieta Alcalina
É possível perder bastante peso seguindo a dieta alcalina, mas isso não significa necessariamente que você eliminará gordura. Na verdade, a eliminação é de toxinas. Quanto mais substâncias tóxicas o corpo acumula, maior é a retenção de líquidos, o que acaba fazendo diferença na balança. E as toxinas são mais facilmente eliminadas quando o pH do sangue está alcalino.

Detalhe

Como foi dito anteriormente, essa dieta preza a substituição dos carboidratos normais pelos integrais. Como são ricos em fibras, os integrais melhoram o funcionamento do intestino e prolongam a sensação de saciedade. Além disso, quem a segue também precisa eliminar ou reduzir drasticamente o consumo de laticínios e carne vermelha, cujo excesso pode elevar as taxas de colesterol.

Consumo de Alimentos

Outro ponto positivo da dieta alcalina é o fato de não proibir o consumo de nenhum grupo de alimentos, isso garante que o organismo tenha acesso a uma nutrição completa. Mas, cuidado: você precisa respeitar a ingestão da quantidade de calorias necessária para você, de acordo com idade, sexo e prática de atividades físicas. Inclusive, essa dieta só funciona bem se for acompanhada por exercícios regulares, não abra mão deles!

Quem sabe, apostar na dieta alcalina não seja uma forma que você vai encontrar para abandonar alimentos que não são benéficos para a saúde, como os industrializados.