O Perigo das Dietas Restritivas

dieta restritiva 300x198 O Perigo das Dietas Restritivas Em todas as revistas de dieta vemos com frequência verdadeiros milagres do emagrecimento, com dietas que prometem a perda de até 8 quilos em uma semana. Imagina? Como perder tanto em tão pouco tempo? E a saúde, onde fica?
Ter em mente que milagres assim não existem sem uma boa dose de sacrifício para a sua saúde já é um grande começo.

Claro que muitas dessas dietas restritivas dão resultados em curto prazo, mas é humanamente impossível mantê-las por muito tempo e, quando você desiste delas, o ganho de peso é inevitável.

Quando você inicia uma dieta restritiva, a perda de peso inicial é bastante grande, mas logo o seu organismo se ajusta para gastar energia de forma mais eficiente, diminuindo o seu metabolismo e consequentemente guardando todas as energias que entram, sem deixar que elas sejam utilizadas nas suas atividades diárias, ou seja, seu plano já foi por água abaixo.

A base das dietas restritivas é cortar um dos grandes grupos alimentares, carboidratos, proteínas ou gorduras, contudo, com cada um desses grupos alimentares, vão embora também diversos nutrientes e vitaminas essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo. Por algum tempo o organismo suporta esta deficiência, mas logo começa a ter problemas graves como anemia, por exemplo.
Privar-se por muito tempo de alimentos essenciais ao nosso organismo também faz com que compensemos de outra forma, devorando grandes quantidades de comida de uma única vez assim que temos oportunidade. A desculpa se torna frequente, e a autoestima vai embora, porque além de não emagrecer, passamos a mentir para nós mesmas.
Para mandar embora de vez a gordura localizada não há outro remédio: alimentação balanceada e exercícios físicos. Sim, os exercícios físicos são essenciais, não adianta não gostar. Há que encontrar uma atividade que lhe dê mais prazer, pois somente dessa forma os seus músculos estarão tonificados o suficiente para queimar as calorias ingeridas no dia a dia. Neste processo não há escapatória, o segredo é e sempre será força de vontade.
Visando a potencialização do processo de queima calórica podemos indicar alguns suplementos emagrecedores que porão auxiliar todo o processo, entretanto, conforme mencionado anteriormente a mesclagem de exercícios físicos e uma alimentação balanceada são os principais fatores a serem observados.
emagrecimento O Perigo das Dietas Restritivas