Uso de Adoçante Requer Atenção e Cuidado

Adoçante é um produto que deve ser administrado com cuidado e precaução. Por substituir o açúcar, algumas pessoas acabam exagerando no seu uso diário, e isso traz inúmeros problemas. Existe a dose básica de adoçante recomendada para cada tipo de peso, e hoje vamos falar um pouco mais sobre os perigos desse produto.

Muito se fala que adoçantes artificiais causam câncer. Estudos realizados com ratos comprovaram que, quando submetidos ao consumo diário de adoçantes, a taxa de leucemia cresceu vertiginosamente. Mas, segundo especialistas, em humanos a dose prejudicial teria que ser abundante e diária.

A frutose pode causar alterações na glicemia, sendo assim, não é recomendável para pessoas que sofrem de diabetes. Outra recomendação é dada para mulheres grávidas, para que não exagerem com estes produtos, pois não existem estudos que comprovem sua segurança neste período.

Para saber a quantidade de adoçante ideal por dia é preciso realizar um cálculo com o seu peso corporal. A letra P será o seu peso, que deve ser multiplicado por cada um dos seguintes números:

Aspartame: P x 40

Sacarina: P x 5

Ciclamato: P x 11

Estévia: P x 4