Gravidez x Exercícios Físicos

Grávidas também devem se exercitar

A prática de atividades físicas se tornou essencial para as mais variadas idades. Todos os profissionais da saúde incentivam os exercícios e garantem que a prática pode auxiliar diretamente na prevenção de diversas doenças. Além disso, a atividade física também é responsável por trazer muitos benefícios para o corpo, entre eles o aumento da disposição e a sensação de bem estar.

O que nem todos estão cientes é que essa prática também é de extrema importância para as grávidas. Como os médicos recomendam que sejam evitados movimentos muito bruscos durante a gestação, as mulheres acabam deixando de lado os exercícios físicos. Claro que a prática deve ser bem restrita quanto aos movimentos, mas isso não significa que a grávida deva abandonar as atividades.

Caminhadas

O exercício mais recomendado durante a gravidez é a caminhada, porque pode ser feita em qualquer período da gestação e não sobrecarrega joelhos e tornozelos. Se você era sedentária antes de engravidar, é importante que comece aos poucos com caminhadas leves e trajetos pequenos. Conforme for se acostumando com a prática, será mais fácil de aumentar a intensidade. O ideal é fazer caminhadas, pelo menos, três vezes por semana.

Antes de iniciar os exercícios físicos durante a gestação, é importante estar atento a algumas coisas. Escolha bem o traje das caminhadas: as roupas devem ser leves e confortáveis e o tênis deve ser bem resistente, já que, nesse período, os pés costumam inchar bastante. Quando for caminhar, fuja do sol e prefira o fim de tarde. Também é permitido fazer o exercício em casa na esteira, mas tome muito cuidado com a falta de equilíbrio. Procure não assistir televisão, ler livros ou fazer qualquer outra coisa que possa causar distração durante a atividade.

Detalhe

Quando iniciar o exercício físico, também não se esqueça de carregar sempre uma garrafinha de água com você. O líquido vai auxiliar diretamente na hidratação do corpo e garantir que você não se sinta mal durante a atividade. Aproximadamente 80% do corpo humano é formado de água e, quando nos exercitamos, perdemos um pouco do líquido, por isso, é importante tomar muita água para manter a hidratação. Além disso, a falta do líquido também pode causar contrações e aumentar a temperatura durante a caminhada. O ideal é ingerir, pelo menos, dois litros de água por dia.

No primeiro trimestre de gestação, a atividade física será mais tranquila, já que a barriga ainda estará pequena. Nesse período, invista em um tênis com base larga para dar um bom suporte aos pés e evite sair caminhar quando o clima estiver quente e úmido. Já no segundo trimestre, você deve prestar bastante atenção na postura, para garantir o equilíbrio. A cabeça deve estar sempre bem erguida, o quadril próximo a linha do ombro e, na caminhada, balance os braços para dar mais intensidade ao exercício. Por fim, no terceiro trimestre você deve evitar caminhadas longas e trajetos com irregularidades. Procure sempre caminhar acompanhada, caso tenha problemas de falta de equilíbrio.

Cuidados

Antes de se exercitar, é importante conversar com seu médico para que ele indique o que se adequa melhor às suas condições. Pare qualquer exercício que estiver fazendo se o seu corpo apresentar sintomas como falta de ar, sangramento vaginal, dor muito forte no abdômen ou no peito, mal estar, palpitações, visão embaçada ou tontura.