Musculação Emagrece?

Estigmatizada há anos, a musculação sempre foi considerada atividade para aquelas pessoas que buscam a hipertrofia muscular, ou seja, músculos grandes e definidos. Além disso, a imagem da musculação sempre esteve ligada ao uso de anabolizantes, o que a fez ser o patinho feio das atividades físicas por muito tempo. Contudo, essa imagem vem se alterando e hoje a musculação é uma poderosa aliada do emagrecimento.

Sim, a musculação ajuda a emagrecer, pois a principal finalidade da musculação é desenvolver a massa muscular, responsável pela aceleração do metabolismo e consequentemente pela perda de gordura ao longo do dia. Pessoas que possuem mais músculos queimam mais calorias em qualquer atividade, o que acelera o processo de emagrecimento.

O que assusta muitas pessoas é o fato de que com a musculação não se percebe uma alteração significativa na balança, porém, é preciso saber que o peso em si não é um fator confiável para se verificar se você está de fato magro. Você pode ser aparentemente magro e ter pouca massa muscular e muita gordura acumulada, o que não ajuda em nada. Para saber se de fato você tem um peso saudável, é preciso fazer uma avaliação física e verificar o seu índice de gordura corporal, assim como o seu peso em massa magra.

A melhor maneira de se perceber o emagrecimento quando se faz musculação é prestar atenção nas roupas. Pode ser que na balança você não tenha perdido nada, mas se a roupa se mostrar mais folgada do que o normal, é sinal de que você está substituindo a gordura por músculos, os quais vão ajudar ainda mais na sua busca por um corpo sarado.

Para saber se você está dentro de um nível saudável de gordura corporal, atente-se para os números:
Homens: de 13% a 18%
Mulheres: de 18% a 25%