Um pouco da História dos Chás e seus Benefícios a Saúde

Atualmente são popularmente conhecidos três tipos principais de chá, o verde (japonês e chinês), preto chinês (oolong) e o preto (indiano). Saiba que o chá verde é um tipo de bebida realizada por meio da infusão da erva Camellia sinensis. É denominado verde porque as folhas da Camellia sinensis oxidam pouco ao ser processado, processo este que não ocorre com as folhas do chá preto.

O chá verde chinês tem sido considerado durante séculos, no Extremo Oriente, uma bebida que faz muito bem a nossa saúde. O chá verde é tão popular no mundo, que depois da água, é a bebida livre de álcool mais consumida mundialmente.

Pesquisas feitas mostram que os polifenóis presentes no chá verde possuem bioatividades essenciais em enfermidades como infecções virais, inflamações, diabetes mellitus, cardiopatias, e até em patologias degenerativas, como o envelhecimento e o câncer. Os estudos ainda relatam que a associação de cafeína e polifenóis (substância antioxidante), presentes no chá branco e verde, elevam a termogênese, índice pela qual as calorias são queimadas e há gasto de energia.
Lista Emagrecedores
Quando associada com alimentação balanceada, a bebida pode funcionar como um aliado na perda de peso. Os antioxidantes compreendem propriedades formadas por minerais, vitaminas, pigmentos naturais e outros compostos vegetais e, ainda, enzimas, que interrompem o efeito prejudicial dos radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento precoce e aparecimento de diversas doenças.

O ideal é beber cerca de um litro de chá verde por dia, o mesmo que seis ou sete xícaras. É preciso preparar o chá verde da forma correta, para que todas as suas propriedades benéficas sejam aproveitadas pelo organismo. Utilize uma colher rasa de chá verde para cada xícara de água fervente e depois, deixe em infusão por ao menos dez minutos, tempo suficiente para que os princípios ativos passem pela água. Dê preferência ao chá verde em ervas, e não aos sachês artificiais. O sabor é amargo, mas, vale a pena beber o chá verde, por todos os benefícios que causam a nossa saúde.