Duathlon: O Que É?

duathlon2 300x274 Duathlon: O Que É?

Sempre ouvimos falar do Triathlon, um esporte que alia três modalidades: natação, ciclismo e corrida. Pois bem, do Triathlon surgiram outras duas modalidades o Aquathlon, que alia natação e corrida, e o Duathlon, que alia corrida e ciclismo.

Para os amantes do ciclismo ou da corrida, o Duathlon é uma boa pedida para diversificar os treinos e melhorar o condicionamento físico, já que as duas modalidades proporcionam diferentes estímulos aos músculos.

O Duathlon como esporte de competição possui quatro categorias: elite, onde competem esportistas de 16 anos ou mais; infanto-juvenil, onde competem esportistas entre 14 e 15 anos; júnior, onde competem esportistas entre 16 e 17 anos; e júnior II, onde competem esportistas entre 18 e 19 anos.
Energia Duathlon: O Que É?
No Duathlon, as distâncias oficiais são 10 km de corrida, 40 km de ciclismo e, no final, mais 5 km de corrida. Parece difícil, não?

Para iniciantes é importante contar com um treinador sério, que tenha tempo e disposição para ajudar no estabelecimento de metas e objetivos. Os esportistas mais experientes já possuem conhecimento dos seus limites e possibilidades, o que torna o treino mais fácil.

O Duathlon é uma atividade aeróbica, que queima alta porcentagem de calorias durante os treinos, promove melhoria no sistema cardiorrespiratório e tonifica os músculos das pernas, coxas, glúteos e abdômen. Sendo um esporte de resistência, o atleta precisa manter uma alimentação bastante equilibrada e rica em carboidratos de fácil absorção, principalmente antes dos treinos, para não correr o risco de sentir-se mal.

A vantagem deste treino é que o risco de lesão é baixo, já que o ciclismo e a corrida exigem músculos diferentes alternadamente, dando tempo de um grupo muscular descansar enquanto o outro trabalha.

Com uma hora de treino de Duathlon você pode perder até 700 calorias, praticamente metade das calorias necessárias para manter o organismo de uma pessoa sedentária em perfeito funcionamento.