A Importância do Sono para a Construção Muscular

Tão importante quanto manter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente, dormir bem é essencial para que os músculos apareçam fortes e saudáveis.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a massa muscular não se desenvolve na hora do treino de musculação, muito pelo contrário, neste momento, seus músculos estão sendo exigidos ao máximo, sendo fatigados e lesionados. Mas calma, é por uma boa causa!

Após o estresse do treino, os seus músculos começam a se recuperar, sendo, o ponto alto desta recuperação, uma boa noite de sono. É durante o sono que hormônios ligados ao anabolismo, como a testosterona e o GH (hormônio do crescimento) são liberados e trabalham arduamente para que os seus músculos se reconstruam mais fortes e resistentes. Deixar de dormir ou dormir muito pouco atrapalha este processo e pode fazer com que todo o seu esforço durante o treino seja desperdiçado.

Dessa maneira, procure dormir a quantidade de horas necessárias para que você levante bem disposto. Dormir demais também atrapalha a recuperação do seu organismo, além de diminuir seu tempo para as atividades diárias e provocar mais estresse do que o necessário.

Para evitar a perda muscular durante o treino de musculação, alimente-se bem antes e depois dos exercícios, priorizando o consumo de proteínas, as principais responsáveis pela reconstrução muscular. À noite, no jantar, evite o consumo de carboidratos e ingira uma boa quantidade de proteínas em formato sólido, como peito de frango ou peixe. A digestão será mais demorada e seu organismo terá uma absorção de proteínas lenta e gradual durante a noite, colaborando para que não haja catabolismo, ou seja, consumo da massa muscular como fonte de energia.

Além de ser essencial para a reconstrução muscular, dormir bem regula os níveis de hormônio no seu organismo, controlando a ansiedade e consequentemente a vontade de comer ao longo do dia. Faça pequenas refeições de cinco a seis vezes por dia, contemplando todos os grupos alimentares. Assim você conquista músculos e um visual muito mais bonito e saudável.

Cotação
Varejista
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image

One thought on “A Importância do Sono para a Construção Muscular

  1. Rafael says:

    Oi, não me lembro a fonte agora, mas li algo a respeito do hormônio do crescimento para crianças em desenvolvimento e que esse hormônio está no auge da produção por volta das duas da madrugada e que a criança deve estar em sono profundo então teria que ter deitado duas horas antes ( meia noite ). Esse hormônio é o mesmo para quem quer ganhar massa muscular?

Comentários não permitidos.