Boxe: Suplementos, Regras e Categorias

Definição simples do boxe:
Esse esporte consiste em defender e atacar pelo punho, por isso é conhecido como pugilismo. Suas regras consistem em alguns fatores que devem ser seguidos durante qualquer partida. No Boxe é proibido agarrar o oponente. Os golpes baixos, socos com uma mão enquanto segura o adversário com a outra mão, cabeçadas, socar a nuca ou atacar o oponente caído são considerados falta. O Nocaute é o que define a vitória, sendo que pode ser o famoso nocaute que se conta até 10, nocaute técnico que é quando o lutador mesmo de pé não é capaz de continuar lutando ou por não retornar ao novo round. Os golpes mais utilizados são o gancho, swing, jap, uppercut, cruzado…

Categorias

Profissional: Palha (até 47,627 kg), Mosca Ligeiro (até 48,988 kg), Mosca (até 50,802 kg), Super Mosca (52,163 kg), Galo (até 53,524 kg), Super Galo (até 55,338 kg), Pena (até 57,153 kg), Super Pena (até 58,967 kg), Leve (até 61,235 kg), Super Leve (até 63,503 kg), Meio Médio Ligeiro (até 66,678 kg), Médio Ligeiro (até 69,853 kg), Médio (até 72,575 kg), Super Médio (até 76,204 kg), Meio Pesado (até 79,379 kg), Cruzador (até 86,183 kg) e Pesado (acima de 86,183 kg).
Amador: Mosca Ligeiro (até 48 kg), Mosca (até 51 kg), Galo (até 54 kg), Pena (até 57 kg), Leve (até 60 kg), Meio Médio Ligeiro (até 64 kg), Meio Médio (até 69 kg), Médio (até 75 kg), Meio Pesado (até 81 kg), Pesado (até 91 kg) e Super Pesado (acima de 91 kg).

Alguns Boxeadores famosos:

Maguila, Popó, Rocky Marciano, Jack Johnson, Myke Tyson, Jake LaMotta.. Entre outros grandes campeões. E um que não podemos esquecer de citar é o Chuck Wepner, que foi inspiração para o famoso filme, que muitos devem ter ouvido falar… Rocky Balboa!
WepnerChuckposegeneric_lx

O Boxe exige muito do esportista requerendo disciplina, equilíbrio e concentração. Para ser um bom boxeador os reflexos também precisam ser aprimorados, pois existe a ação e reação, sendo preciso muitas vezes se esquivar dos golpes. É preciso ter força na hora certa para que o golpe seja de alta performance evitando o gasto desnecessário de energia. Para obter sucesso, como em qualquer outro esporte praticado, é preciso muito treino e também uma alimentação balanceada mesclada ao uso de suplementos. Veja abaixo algumas dicas de suplementação esportiva.

Multivitamínico – Dica de uso

O Mega Men Sport é um Multivitamínico completo que é composto por minerais e vitaminas necessários ao organismo, importante para a nutrição e um melhor rendimento na prática de qualquer esporte que envolva exercícios intensos. Como possui uma síntese de proteínas parecidas com a de um procedente de creatina, misturando o GAA (ácido guanidinoacético) aos aminoácidos que produzem naturalmente a creatina e também possui BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) que diminui o cansaço muscular e estimula a síntese de proteínas nos músculos. Os aminoácidos são importantes, pois ajudam a reparar e recuperar os músculos, pele e também os ossos. Além disso, o Mega Men Sport possui os benefícios do chá verde, possuindo antioxidantes, flavonóides, vitaminas B, C e K e cafeína, prevenindo o envelhecimento precoce, melhorando a circulação sanguínea.

Sport Drinks

O Sport Drink da Nutrisport é composto por carboidratos de cadeia simples e de cadeia complexa capaz de promover a renovação energética, além de hidratar o corpo tendo em sua composição sódio, potássio e cloreto, componentes que são perdidos ao transpirar. O suplemento em questão possui também agentes antioxidantes, que ajudam a manter a imunidade do organismo, combatendo os radicais livres que, por sua vez, diminuem a energia e resistência do corpo. Como essa bebida é semelhante ao plasma do sangue, é absorvido mais rápido, assim seus benefícios são percebidos pelo organismo de forma mais intensa e instantânea. A energia é fornecida ao organismo durante o treino todo, evitando a elevação do índice glicêmico.

Whey Protein (Proteína do soro do leite)

O Whey Protein 3W Recovery Titanium Series do Body Action é uma boa fonte de proteínas, é um suplemento completo capaz de oferecer concentrações de aminoácidos indispensáveis para o corpo, sendo absorvido muito rápido pelo organismo, além disso ele ajuda na redução de gordura e a restaurar os danos causados no tecido muscular em decorrência aos exercícios praticados. O Whey Protein possui o Ion-Exchange Isolate é a do soro do leite isolada por troca iônica, tendo alta solubilidade, haja vista que se trata de uma proteína hidrolisada e concentrada.

Benefícios do Boxe

Os benefícios de se praticar o boxe são muitos, começando com uma grande melhora no condicionamento físico, na coordenação, na agilidade, no reflexo e resistência. Além de todos esses benefícios o boxe ainda ajuda a queimar cerca de 1000 Kcal em apenas uma hora e meia de treino! Auxiliando também a aliviar as tensões do dia a dia. Como pré-aquecimento é recomendável pular corda e treinar socos em sacos de areia, isso para melhorar a coordenação dos socos e fortalecer os braços, ombros e também as pernas, lembrando que o Boxe exige muito dessas partes do corpo.
No boxe vários músculos são trabalhados: grupos das costas, tríceps, panturrilha e bíceps.
Para não ter muito risco de haver lesões é preciso usar equipamentos e roupas adequados para as genitais, seios, boca e mãos. Como luvas e protetor bucal.