Como Fortalecer as Panturrilhas

panturrilha Em nossos treinos do dia a dia elas são, em geral, relegadas a segundo plano ou até mesmo esquecidas. Entretanto, na hora de colocar uma saia ou short, logo olhamos para as nossas panturrilhas e percebemos o quanto elas andam precisando de um exerciciozinho…

Manter as panturrilhas tonificadas (Batata da perna) é um trabalho de longo prazo, mas que gera resultados realmente surpreendentes. Depois que você estiver com as panturrilhas durinhas, vai perceber uma grata melhoria na sua qualidade de vida, pois são elas as responsáveis por bombear o sangue dos pés de volta para o sistema circulatório, melhorando o inchaço nas coxas e a dor nos joelhos, os principais prejudicados por esquecermos tão frequentemente de malhar as panturrilhas.


Quando deixamos de exercitar nossas panturrilhas, elas ficam enfraquecidas e todo o impacto das diversas atividades que fazemos diariamente, inclusive caminhar, sobra para os joelhos, que acabam desgastados e com sérios problemas.

Para fortalecer as suas panturrilhas bastam pequenos e fáceis exercícios, veja:

Exercício 1
Sentada num banco confortável, em que você consiga manter os seus joelhos numa posição de 900, coloque um peso sobre cada perna, próximo ao joelho. Erga os pés até ficar apenas com as pontas no chão, segure alguns segundos e desça.

Exercício 2
Num degrau, segure-se com uma das mãos e mantenha um halter na outra. Levante a perna que está do mesmo lado da mão com o halter. Com a perna de apoio, faça movimentos de subir e descer com os pés, ficando na ponta do pé e voltando.

Para conquistar massa muscular nas panturrilhas, você deve fazer várias séries, com poucas repetições. Se o seu objetivo é apenas enrijecer as panturrilhas, faça poucas séries com mais repetições, diminuindo a carga.

Sempre antes de iniciar uma atividade física, faça um alongamento, para evitar cãibras e dores posteriores, que vão te impedir de continuar o seu treino. Faça os exercícios em dias alternados, para não sobrecarregar os músculos, e beba sempre muita água.