Corrida: Principais Lesões

Promo Zwei Seen Lauf Tannheimer Tal 03.06.2005 Todo esporte tem seus perigos e restrições e, mesmo sendo tão popular, com a corrida não poderia ser diferente. Ela encanta a várias pessoas, mas pode trazer riscos para quem a pratica sem determinados cuidados.
Existem diversos tipos de lesões que podem levar um corredor a parar de praticar este esporte, alguns facilmente evitáveis e outros nem tanto, como é o caso da má formação esquelética do corredor.

Esta deficiência, na maioria das vezes passa desapercebida para quem é atleta amador, e acaba trazendo sérias complicações, por isso é essencial que se faça um check up completo antes de iniciar a atividade.

Cotação
Varejista
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Outra questão que deve ser observada pelo corredor são os vícios posturais, que podem levar a lesões na coluna, principalmente. Manter uma rotina de alongamento e consultar um ortopedista para verificar o alinhamento postural é uma medida preventiva que vai evitar muitos dissabores ao corredor.

Pode parecer contraditório para algumas pessoas, pois a corrida é uma ótima forma de perder peso, mas o sobrepeso pode trazer riscos às articulações e tendões, devido à sobrecarga. Sendo assim, aliar uma dieta equilibrada e consumir alimentos termogênicos para acelerar a perda de peso contribui para evitar lesões articulares. De qualquer forma, praticar a corrida leve até que se consiga um condicionamento físico bom, é essencial.

Usar calçados inadequados ou correr em terrenos desnivelados aumenta o risco de contusões e torções, por isso devem ser evitados por pessoas iniciantes na corrida. É preciso ter em mente que a força muscular só virá após certo tempo de treino, por isso tenha paciência.

Por fim, a falta de técnica deve ser combatida com a presença de um profissional de educação física. Por mais que não pareça, existe sim uma maneira correta de correr, e é preciso aprender logo no início para que o seu treino não seja só frustração.