Dicas Para Evitar Lesões

alongamentoA pratica de uma atividade física demanda alguns cuidados óbvios e outros nem tanto. Por exemplo, aquelas pessoas que praticam caminhadas e corridas a princípio o que eles precisam não é quase nada, basta que saiam do lugar.

Ok, é preciso roupas leves, hidratação sem exagero e um par de tênis. Pois bem, saibam que este último tem um papel importante para evitar lesões. Um par de tênis faz o amortecimento correto em cada passada, fazendo com que os pés e calcanhares não sofram com a absorção do impacto com o solo.

Outro ótimo aliado para evitar lesões é o aquecimento antes e após a prática de atividades físicas, visto que o aquecimento minutos antes do início da atividade física serve para o todo o corpo. Já o alongamento após a atividade relaxa os membros mais exigidos durante o qualquer tipo de atividade esportiva.

Articulações, calcanhares, joelhos e as panturrilhas são as áreas mais exigidas durante as atividades físicas, portanto requerem maiores cuidados. Fator de extrema importância é a utilização de calçados específicos para toda e qualquer tipo de atividade física, ou seja, teoricamente, fazer alongamento e seguir as recomendações médicas e orientações de profissionais de educação física são um dos principais fatores a serem observados.

Vale lembrar que mesmo praticando atividades com o par de tênis correto é importante não treinar mais do que o necessário. Se você já tiver um programa de treinamento de corrida ou caminhada, procure não se exceder, consequentemente minimizando possíveis problemas relacionados a overtraining.

Atualmente é possível encontrar alguns suplementos (Produtos) que auxiliam no fortalecimento da musculatura e suas respectivas articulações. Lembramos que uma alimentação rica em vitaminas e minerais também pode agregar benefícios consistentes a saúde de qualquer pessoa, seja ela sedentária ou praticante de atividades físicas intensas.