Elíptico para Frente ou para Trás?

O título da matéria pode ser um pouco confuso, mas na verdade se trata de uma dúvida muito comum entre os usuários de primeira viagem do elíptico. Ainda que se pareça com as bicicletas ergométricas, as funções e a maneira de usar os elípticos é bem distinta. E mesmo para usuários avançados, existem algumas funcionalidades que só podem ser realizadas movimentando-se de maneiras específicas.

Por isso, saber como utilizar o elíptico também exige suas particularidades e adaptações, seja você um usuário inicial ou alguém mais acostumado. E para atender essas necessidades, vamos mostrar algumas opções de como utilizar o aparelho para objetivos bem específicos.

Princípios Básicos ao Utilizar o Elíptico

Antes de darmos as dicas, vamos nos acostumar com o aparelho em si. Ao subir no elíptico, segurando em uma das barras, você deve ajustar tantos os pés de acordo com os pedais como ajustar sua coluna, para não causar lesões. Mantenha a coluna reta, flexionando o abdômen para dentro, os ombros em uma linha imaginária que passa por cima deles, e os cotovelos levemente dobrados para que as mãos segurem as barras de maneira firme.

Seguindo essas recomendações, seus exercícios podem seguir tranquilamente. Agora, vejamos dois tipos de exercícios que podem ser realizados com mais facilidade.

Elípticos para Panturrilhas

Este é o exercício mais simples. Em pedaladas constantes, o elíptico emula os efeitos de uma caminhada, dando maior resistência às pernas sem maiores impactos nas articulações. O princípio é o mesmo da pedalagem de uma bicicleta, na verdade, mas com as devidas adaptações.

Para desenvolver a panturrilha com mais facilidade e potência, aumente o nível de resistência do elíptico. Assim, cada pedalada ficará mais pesada, e forçando os músculos de maneira direta.

Cotações Elípticos

Cotação
Varejista
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image

Elípticos para Glúteos

Falamos desta possibilidade em maiores detalhes neste artigo (OBS: incluir o link para o artigo “Elípticos para Glúteos“). Mas basicamente, você precisa movimentar os pedais em sentido contrário, deixando as costas retas o máximo possível. Desta forma, a pressão lombar e o movimento no aparelho tonificarão pernas e glúteos de maneira equilibrada. Muito recomendado para deseja maior resistência nessa região, além de uma estética mais chamativa.

E a Melhor Maneira de Usar É…

A que você mais se sentir confortável. Obviamente, é importante que você siga os cuidados básicos quanto ao posicionamento e postura, e mesmo o tempo de uso no elíptico. Teste cada uma das opções acima aos poucos, analisando cada ponto durante o exercício. À medida que seus exercícios se tornarem mais fáceis, expanda suas possibilidades. Seu corpo só terá a agradecer.