Erros Mais Cometidos por Principiantes na Musculação

Musculação-para-iniciantes

Iniciar uma atividade física sem acompanhamento de um profissional requer muito estudo e disciplina para que você obtenha os resultados almejados, dessa maneira separamos alguns erros bastante cometidos pelos iniciantes na musculação para que você comece o seu treino com o pé direito.

Não fazer aquecimento

Aquecer o corpo antes de qualquer atividade física é imprescindível para que você evite lesões e dores musculares após o treino. Faça um leve aquecimento, pode ser uma corrida ou bicicleta por 5 minutos.

Treinar durante muito tempo

Quem inicia uma atividade física como a musculação deseja tonificar a musculatura, mas geralmente quer isso para ontem. Tonificar os músculos é um trabalho diário e para toda a vida, por isso não tenha pressa. Iniciantes devem treinar no máximo 1 hora por dia e não mais do que 4 dias por semana.

Alimentar-se mal

Fazer dieta ajuda muito na hora de tonificar os músculos e perder gordura, mas passar fome não. É preciso fazer uma dieta balanceada, com proteínas, carboidratos e gorduras em quantidade suficiente para manter o seu organismo funcionando bem e o seu metabolismo acelerado. Comer de três em três horas, em pequenas quantidades.

Má postura

Tanto quanto o exercício em si, a postura durante a execução deve ser perfeita. Isso evita desgastes desnecessários e promove melhor aproveitamento da atividade.

Realizar os exercícios de forma errada

Preste sempre muita atenção na execução dos exercícios. Um iniciante não pode e nem deve querer fazer tudo rápido para acabar logo. Faça os movimentos devagar, prestando atenção ao movimento e à respiração.

Não treinar todos os músculos

Perder peso e tonificar músculos deve ser algo integral, que envolva todo o corpo. Não basta malhar um único membro ou região, como só braços ou só pernas. É preciso tonificar toda a musculatura como um todo para que o corpo fique bonito e proporcional, além de preservar o seu centro de equilíbrio.

Não fazer alongamento após o treino

Alongar os músculos é de extrema importância para que você não venha a ter encurtamento muscular ou mesmo dos tendões, tampouco outras implicações que podem acabar de vez com o seu treino. Alongar faz parte da malhação.

Não ter perseverança

Conquistar o corpo dos sonhos demanda tempo e dedicação. Não é da noite para o dia que você ganha músculos tonificados e perde a gordura acumulada durante anos de sedentarismo, por isso mantenha o foco e procure um especialista caso perceba que realmente nada tem mudado.