Importância da Respiração na Atividade Física

respiração

Respiramos inconscientemente, aproximadamente 16 vezes por minuto, ingerindo cerca de 500 ml de ar a cada respiração. Parece sem sentido discutir a importância da respiração já que o fazemos sem necessitar refletir sobre isso, mas na hora da atividade física, saber respirar adequadamente pode fazer toda a diferença.

O oxigênio é o combustível do nosso organismo e, principalmente nos exercícios aeróbicos, é imprescindível, pois é o responsável por mantermos o pique durante o treino. Além disso, é ele quem auxilia na queima calórica, objetivo mais do que perseguido pela maioria da população.

Respirar corretamente não só auxilia na manutenção da atividade física por mais tempo como também melhora o rendimento do atleta, pois o organismo demora mais a ficar cansado. Com uma respiração correta a circulação sanguínea é estimulada, ativando a musculatura e permitindo que ela trabalhe melhor, mais aquecida e com menos propensão a uma lesão.

Assim como os demais músculos, o cérebro é oxigenado, gerando sensação de bem estar e relaxamento, o que aumenta o prazer do atleta durante a atividade física. É por isso que quando estamos num ambiente abafado, com pouca ventilação, começamos a sentir sono e cansaço: o nosso cérebro está pedindo ar.

Neste sentido, durante a atividade física, seja ela aeróbica ou não, é importante que a pessoa esteja realmente concentrada na sua respiração, mantendo um ritmo adequado e uma entrada de ar que permita sentir-se bem. Primar pela respiração nasal sempre, pois assim evita-se o gasto de energia excessivo em aquecer o ar, como acontece quando se respira pela boca.

E, finalmente, ao contrário do que muita gente pensa, o movimento da respiração deve ser: inspirar (puxar o ar) enquanto solta o movimento, ou seja, relaxa, e expirar (soltar o ar) quando realiza a contração muscular, ou seja, quando se está fazendo força. É este movimento respiratório que permite tonificar o abdômen, por exemplo. Se ainda não tentou fazer abdominais desta forma, faça o teste. Você sentirá o músculo efetivamente trabalhando.