Importância Do Sono Para Atletas

Todos conhecemos a importância do sono para nosso corpo, mas com o aumento das atividades físicas a reposição corporal se torna muito mais importante. A reposição do corpo se dá por completo quando atentamos a qualidade do nosso sono. Recomenda-se dormir em média de 6 a 8 horas diárias, sendo o tempo necessário para o corpo passar por todo o ciclo do corpo e repor realmente todas as energias.
O ciclo do sono possui 4 fases e cada uma delas tem extrema importância para melhorar o desgaste do corpo. A primeira fase que é a sonolência, fase 2 sono leve, fase 3 sono lento e profundo e fase 4 sono profundo.
Cotação
Varejista
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
As fases 1 e 2 são muito importantes para os atletas, pois correspondem ao relaxamento do corpo, onde o organismo diminui suas atividades diminuindo o ritmo cardíaco, respiratório e temperatura. Nas fases 3 e 4 é onde o atleta deve aproveitar bem, pois é o momento de recuperação da energia do corpo tanto muscular quanto celular. E muitas pessoas acabam dormindo pouco e não atingindo esta fase importante.

Para os atletas de musculação, por exemplo, a fase 3 e 4 do sono é a mais importante, nela que são liberados os hormônios do crescimento, cujo sua função é estimular o crescimento, desenvolver a musculatura e auxilia a queima de gorduras.

Não tornar o sono como uma parte importante do seu treino pode trazer muitos problemas. O mais comum é o overtraining, que é o estresse físico e psíquico de treinos acima do limite e que não são recuperados durante o sono. Muitas vezes o atleta nota que o treino esta dentro dos seus limites, mas a atividade começa a se tornar cansativa. A inibição da produção de insulina pode levar a morte, e é um dos problemas da falta de sono, podendo desenvolver diabetes. Seja você atleta profissional ou não fique atento, pois o sono pode ser um forte aliado em seus treinos!