Musculação: Dicas Para Resultados Mais Eficazes

619-00905288

Quem leva a musculação a sério sempre quer saber mais e mais dicas de como potencializar o treino e obter resultados mais rápidos e eficazes. Pois bem, vamos dar algumas dessas dicas para você experimentar.

Mais carga, menos séries
Muitos instrutores de academia, principalmente para o público feminino, batem na tecla de quanto mais repetições melhor.

Nem sempre. Se o seu objetivo é conquistar músculos torneados, mandando embora a flacidez e a gordura localizada, opte por treinos onde a carga seja maior e o número de repetições menor. Os resultados surgirão mais rápido do que você imagina.

Faça exercício combinados
Ao invés de fazer um exercício localizado de cada vez, combine dois tipos de exercícios, alternando as séries, por exemplo: exercício 1, exercício 2, exercício 1, exercício 2 e assim por diante. O organismo se vê num estado de estresse, tendo que se adaptar rapidamente a outro movimento, queimando mais calorias e fortalecendo ainda mais seus músculos.

Cuide dos movimentos
Boa parte das pessoas que não atingem bons resultados na musculação levantam peso por levantar. Não prestam atenção ao movimento, tampouco à contração muscular, o que não gera resultados satisfatórios. Portanto, levante o peso rapidamente e volte o movimento devagar. Assim você consegue que seus músculos sofram mais micro lesões e se recuperem mais rapidamente, tonificando a musculatura.

Trabalhe até cansar
Após as suas séries “normais”, reduza o peso e faça o mesmo exercício com maior intensidade, até sentir o músculo queimar. Tome cuidado para não se lesionar, portanto, se não souber como agir, descarte esta dica.

Comece com os grupos musculares maiores
Sempre inicie seus treinos com os grupos musculares maiores. Os músculos menores servem como auxiliares e já começam trabalhando e, quando você passar aos exercícios localizados, além de aquecidos, os grupos musculares menores já estarão sob algum estresse, recrutando mais energia e maior recuperação após o treino.

Combine pesos livres e aparelhos
É normal que iniciantes treinem basicamente com aparelhos, para aprender o movimento correto e fortalecer a musculatura. Mas à medida que for ganhando confiança, troque os aparelhos pelos pesos livres, pois estes recrutam mais músculos e trazem maior definição muscular.

Aumente a carga semanalmente
Dentro das suas possibilidades, aumente a carga semanalmente, nem que seja meio quilo. Esta medida força o seu organismo a se adaptar e a força é desenvolvida com maior rapidez. Consequentemente, a definição dos músculos aparece antes.

Descanse
De nada adianta malhar como um condenado e não descansar. É durante o repouso que o organismo se refaz e constrói músculos mais fortes e definidos. Respeite suas oito horas de sono, faça intervalos entre os treinos e alimente-se adequadamente.