Natação: Um Exercício Completo

A natação, uma prática esportiva divertida e tranquila, é também um dos exercícios mais completos para quem deseja manter a forma e a saúde em dia, independente da idade.

Os benefícios da natação são inúmeros, começando pela familiarização dos bebês e crianças pequenas com a água, evitando traumas de infância. Como prática diária, a natação promove o aumento da capacidade circulatória e cardiorrespiratória, dando mais fôlego para a prática de exercícios.

Com a natação a flexibilidade e a resistência são aumentadas, pois os movimentos articulares ficam ampliados. E é exatamente por isso que a natação é um esporte recomendado para pessoas que sofreram acidentes ou possuem algum tipo de desvio postural, pois a natação recupera movimentos, o equilíbrio e a coordenação motora, sendo uma ótima fisioterapia.

Quando a questão é manter o físico, a natação, mais uma vez, entra com tudo, pois define a musculatura, desenvolve a massa muscular e evita sua diminuição com o passar do tempo, fenômeno natural que acontece com o passar da idade. A natação contribui ainda no retardo do envelhecimento, pois durante a prática da natação o pulmão libera mais oxigênio para o sangue e o coração, melhorando o condicionamento da célula, que leva mais tempo para envelhecer. A pressão arterial e os batimentos cardíacos ficam mais estáveis, proporcionando mais qualidade de vida.

Mesmo sendo um esporte de baixo impacto, praticar natação requer alguns cuidados, como utilizar um óculos de natação para evitar irritação nos olhos, conjuntivite e outras possíveis doenças que se possa adquirir na piscina. A touca de natação também é um importante acessório, que evita o contato dos cabelos com a água, evitando os danos causados pelo cloro ao couro cabeludo, e ainda previne outros acidentes que podem acontecer dentro das piscinas. A natação também é uma poderosa aliada da manutenção do peso corporal, pois tem alto gasto calórico e turbina o seu metabolismo, fazendo com que seu organismo perca gordura e ganhe músculos.

Mesmo não havendo restrições com relação à prática de natação, é preciso consultar um médico antes de iniciar a atividade, a fim de verificar se o seu organismo está apto para o exercício e estabelecer a intensidade mais indicada para a sua idade.