O trio de ouro vitamínico – Vitaminas A, D e K

As vitaminas do tipo A, D e K compreendem o trio de ouro vitamínico necessário para uma dieta equilibrada. Apesar de ser subestimada a sua importância, a combinação dessas três vitaminas podem trazer benefícios incríveis para o ser humano a curto prazo, inclusive.

Classificadas entre as lipossolúveis para o organismo, essas três vitaminas são solúveis apenas em lipídios e insolúveis em água. Portanto, para que sejam absorvidas, é necessária a presença de gordura, além da bile e do suco pancreático. Após o processo de absorção pelo organismo, essas vitaminas são transportadas através do sistema linfático até os tecidos onde serão mantidas armazenadas.

Vitaminas+A,+D+e+K

Benefícios da Vitamina A

Entre as principais associações que podem ser feitas para essa vitamina está à qualidade de visão. Ela tem total efeito sobre esse sentido. Sua deficiência está totalmente ligada à percepção de visão e às dificuldades de visão durante o período da noite. Além disso, ela também regula importantes funções no organismo, tal como a síntese de proteínas e a reprodução das células em tecidos renováveis.

Vitamina D: qual sua importância?

Mais especificamente se tratando da Vitamina D3 (colecalcifenol), ela tem por função ser notoriamente eficaz na sua ação anticâncer e também na formação proteica de novos hormônios para a produção de neurônios mais saudáveis (neurogênese).

Vitamina K e as variantes

Tratando-se da Vitamina K2, ela possui algumas variações importantes para conhecimento e estudo da comunidade científica. Essas variantes da K2 possuem como principal função a realização de funções hormonais importantes para a regulamentação da proteína GLA, uma proteína indispensável para a criação de novas células na matriz óssea.

A combinação do trio

Através destas três, é possível combater doenças conhecidas do nosso dia a dia e que preocupam muito cada família, tal como a diabetes, o Alzheimer, a arterioesclerose e o Parkinson, além, é claro, de alguns tipos de câncer.

As três estão muito ligadas, pois não adianta suplementar de Vitamina D3 o organismo, se o mesmo não possui a Vitamina K2 para direcionar exatamente para onde o cálcio deve ir. Ou seja, só num caso rápido e comum é possível perceber a importância de incluir esse trio de ouro na dieta para que a qualidade de vida suba, e o aproveitamento da mesma se intensifique.