Os Benefícios Das Frutas e Legumes Para Saúde

O consumo regular de frutas e legumes pode trazer uma série de benefícios para a saúde. Esses alimentos são funcionais e repletos de vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo humano.

Quem adota uma dieta rica em frutas e legumes sabe que tudo fica melhor: o intestino funciona com mais regularidade, a pele fica mais bonita, os níveis de açúcar e colesterol ficam controlados e, claro, a saúde fica em dia. Isso acontece, principalmente, porque as frutas e os legumes são excelentes fontes de Vitamina A, Vitamina C, Potássio, Ácido Fólico, entre outras substâncias positivas para o corpo.

Um cardápio onde predominam as frutas e os legumes pode contribuir para a prevenção de várias doenças, como o câncer, a pressão alta, as doenças de coração, o derrame e os problemas gastrointestinais. Para contar com todos os benefícios que esses alimentos podem nos trazer, basta inserir algumas variedades de frutas e legumes na alimentação diária.

Outro ponto muito positivo sobre esses dois tipos de alimentos é que eles ajudam a retardar o envelhecimento. Além disso, as frutas e legumes apresentam baixas calorias, contribuindo para dietas que visam a redução da gordura corporal e a ativação do metabolismo. As frutas e os legumes também são ótimas fontes de fibras alimentares, o que favorece o bom funcionamento do intestino.

Quantidade de Frutas e Legumes Para Consumo Diário

Uma pesquisa de atualização da pirâmide alimentar, realizada nos Estados Unidos, apontou que as pessoas devem consumir diariamente duas xícaras de frutas e duas xícaras e meia de legumes, dentro de uma dieta de duas mil calorias. Para dosar a melhor quantidade de frutas e legumes direcionada para a sua realidade nutricional é necessário a consulta com um especialista em nutrição, que poderá indicar a dieta perfeita.
frutas e legumes
É possível afirmar que o consumo de frutas e legumes ajuda a reduzir muitas calorias e gorduras. Com isso, o hábito de consumir alimentos saudáveis favorece à perda progressiva de peso e o alcance de mais qualidade de vida.

Em muitos casos, as frutas e os legumes podem ser substitutos de carnes e doces no cardápio da população. De acordo com nutricionistas, o consumo ideal de frutas e legumes é aquele que mescla alimentos de diversas cores. Quanto mais colorido o prato, melhor ele será para a sua saúde. Uma dica importante é prestar atenção às cores das frutas e dos legumes. Quanto mais forte for a cor do alimento, mais nutrientes ele vai possuir.

A dieta das cores

Para formar o cardápio perfeito para a sua saúde, abuse das cores dos alimentos. Para você ter uma ideia, as frutas e legumes de cores azul e roxo contêm muito polifenol e antocianina, nutrientes com alto poder antioxidante. Os alimentos verdes apresentam muita luteína e imidazol, substâncias que protegem contra o risco de câncer, melhoram a visão e fortalecem os ossos. Os alimentos com as cores branco, marrom e cor de canela combatem as doenças do coração e ajudam a controlar os níveis de colesterol. As frutas e legumes com as cores amarelo e laranja possuem muita Vitamina C, carotenóides e bioflavonóides. Estas substâncias protegem o coração e o sistema imunológico. Por fim, os alimentos vermelhos favorecem a memória, o sistema urinário e reduzem as chances de câncer. Fique ligado (a) e comece a incluir mais frutas e legumes na sua alimentação a partir de hoje!