Patins / Roller – Dicas de Compra, Escolha e Cotação

Brincadeiras que são também excelentes atividades físicas tendem a fazer sucesso, e este é o caso da patinação! Os patins foram brinquedos muito populares nas décadas de 80 e 90, em seguida, chegaram a cair no esquecimento, sendo substituídos por outros tipos de brincadeiras. Agora, eles estão entrando em evidência novamente, não só entre as crianças, mas também os adolescentes, jovens e até os adultos estão nessa.

Acessórios

Cotação
Varejista
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Os patins tanto podem ser encarados como uma brincadeira, quanto como um esporte. Porém, é de extrema importância saber escolher corretamente os patins antes de comprá-los, para que os seus objetivos nessa atividade sejam atendidos. E, para fazer tal escolha, existem vários critérios que precisam ser levados em consideração, e você vai aprender agora como escolher os seus patins.

Detalhes

Há dois tipos de patins: aqueles utilizados para a patinação no gelo, que são compostos por botas e lâminas; e os patins inline, também conhecidos como rollers, formados por botas e rodas alinhadas. Existem também os patins com dois pares de rodas colocados paralelamente, mas esses são mais utilizados na patinação artística. No Brasil, a patinação no gelo não é muito comum, por isso, os patins mais populares são os rollers.

Existem três modelos diferentes de patins inline: os recreativos, indicados para quem quer utilizá-los apenas em momentos de lazer que não se prolongam muito, sem percorrer distâncias muito longas; os fitness, ideais para passeios, são mais confortáveis do que o modelo anterior, por isso, melhores para trajetos mais longos; os shalom são perfeitos para quem gosta de se aventurar, sua estrutura oferece mais segurança ao patinador que resolve se arriscar em algumas manobras.

Dicas

Os patins inline aggressive são para manobras ainda mais radicais, executadas em corrimão e em pistas de skate, com estrutura mais larga e bota mais resistente. Já o modelo velocidade é ideal para quem quer patinar rapidamente e em linha reta. Assim, o primeiro passo é escolher qual tipo de patinação você irá praticar, para saber qual desses modelos de patins inline será o ideal. Leve em consideração sempre o conforto e a segurança.

As rodas de patins são basicamente de dois tipos: as mais macias são indicadas para andar em pavimentos irregulares, porque absorvem impactos e oferecem mais segurança, enquanto isso, as mais duras são melhores para quem prefere patinar em altas velocidades. Os tamanhos das rodas também variam em cada tipo de modelo, justamente para atingir o objetivo de cada um deles.
patins-roller
As botas mais macias são melhores para os passeios e lazer, mas para quem opta pela patinação como esporte, é melhor escolher botas feitas com um material mais rígido, que oferecem maior segurança. O tamanho certo dos patins é o mesmo tamanho dos seus calçados, ele não pode ficar apertado e nem frouxo demais, para não prejudicar a performance, seja ela recreativa ou esportiva. É claro que, se as meias utilizadas forem muito grossas, é melhor adquirir um modelo de patins um pouco maior. E não se esqueça dos equipamentos de segurança, como o capacete, joelheiras, munhequeiras e cotoveleiras.