Projetor Data Show – Dicas de Compra, Cotações e Especificações

Cotação
Varejistas
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Seja para utilizar em casa, substituindo a TV que você tenha, seja em um escritório onde existe a necessidade de serem feitas muitas apresentações, o uso de projetores tem se tornado muito comum, principalmente pelo seu tamanho e custo final.

E você, já imaginou um dia que poderia ter um projetor em casa? A função deles pode se assemelhar ao das smart TVs, onde é possível conectar computador, videogame, pen-drive, DVD player e home theater. Os projetores também ganham novas funções dependendo do local onde ele é utilizado. Em escritórios, é possível utilizá-los para apresentar projetos. Em faculdades e escolas, eles são utilizados na apresentação de trabalhos acadêmicos e durante aulas interativas, substituindo muitas vezes o quadro negro. Já em bares e restaurantes, é fácil utilizar os projetores para transmitir jogos, lutas, passar filmes e transmitir outras mídias.

data show projetor

Porém, antes de ir a uma loja e comprar o primeiro projetor que ver pela frente, é preciso saber escolher, analisando quais são as melhores opções, as características dos modelos que existem no mercado para assim conseguir definir a opção que mais se encaixa nas suas necessidades. Mas calma, antes de se desesperar entre as opções disponíveis, leia o especial que preparamos logo abaixo.

Comece pela iluminação

Os projetores têm sua taxa de luminosidade baseada no número de lúmens, deste modo, quanto maior a potência luminosa do projetor escolhido, melhor será a qualidade da sua projeção. Essa taxa de luminosidade é percebida principalmente em locais onde não é possível fazer um black out em todas suas janelas e portas, influenciando diretamente na capacidade de ver ou não as imagens. Além disso, a luminosidade é diretamente responsável pela definição do tamanho da ampliação da imagem que será projetada, além da fidelidade das cores, contraste, brilho e nitidez.

Com base nas informações que vimos acima, podemos dizer que projetores de até 2.800 lúmens são recomendados principalmente para ambientes pequenos e com boas possibilidades de escurecimento tais como salas de reuniões, salas de aula e home theater. Se no seu caso, o projetor será instalado em um ambiente maior como grandes auditórios, salões, bares ou restaurantes, é preciso que o projetor escolhido tenha no mínimo 3.000 lúmens. Obviamente, quanto maior a taxa de lúmens transmitida, maior será a energia gasta pelo aparelho. Por isso, converse com o vendedor sobre o consumo de energia e evite qualquer surpresa na conta de luz no final do mês.

Atenção com a resolução

A resolução do projetor influencia diretamente na qualidade e na definição da imagem. De maneira geral, existem 3 tipos de resolução:
• SVGA – ou Small VGA, tem resolução de 800 x 600 pixels, o suficiente para apresentações de trabalhos e projetos em power point em pequenos ambientes;

• XVGA – ou extended GA, com resolução de 1024 x 768, é o ideal quando é necessário apresentar detalhes específicos em tabelas ou mapas.

• WXGA – ou wide extended GA, com resolução de 1280 x 800, são excelentes para a exibição de informações detalhadas, tais como imagens 3D, desenhos de AutoCad, filmes 3D, animações e programação em HD.