Protetor Solar: Como Escolher o Seu Fator de Proteção

protetor solar
Cotação
Varejista
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image

O verão está aí, praias cheias, calor, e todo mundo quer aquele bronze, certo? Nem tanto assim… Pegar um bronze exagerado pode significar trazer alguns malefícios para a sua pele, como envelhecimento precoce e até câncer de pele, por isso é de extrema importância o uso do filtro solar, mesmo em dias nublados ou no inverno, pois os raios solares sempre estão agindo sobre nós.

Saber qual o fator de proteção do filtro solar é o mais indicado para a sua pele ajuda e muito a combater os efeitos nocivos do sol, pois o protetor solar bloqueia os raios ultravioleta, que queimam a pele e prejudicam a sua saúde. Para pessoas de pele clara, o ideal é usar protetor solar com fator de proteção 30 ou superior. Já para pessoas morenas e negras, um fator de proteção 15 já é suficiente. Os protetores em forma de gel ou com sérum são ideais para o dia a dia, já os cremosos, para a praia e longas exposições ao sol.

Entenda o que significa o fator de proteção (FPS)

O fator de proteção de um filtro solar indica em quanto tempo ele retarda a ação do sol sobre a sua pele. Por exemplo, se você usa um protetor solar fator de proteção 15, isso significa que a sua pele levará 15 vezes mais tempo para sofrer a ação do sol e ficar vermelha. Do mesmo modo, se você usa um filtro solar com FPS 60, sua pele levará 60 vezes mais tempo para avermelhar. Caso você fique com a pele avermelhada após a exposição ao sol, mesmo tendo usado filtro solar, isso significa que ele não é eficaz, portanto, o ideal é que busque outra marca.

Como usar o protetor solar

Aplique o protetor solar de 20 a 30 minutos antes da exposição ao sol e faça a reaplicação do produto a cada 2 ou 3 horas. Se você tomar banho de mar ou piscina, logo que sair passe o protetor novamente para reforçar a proteção.