Saia do Sedentarismo e Inicie uma Atividade Física

Começar uma atividade física e deixar a paz e tranquilidade do sedentarismo é uma decisão que vai beneficiar não só a sua saúde física como a sua saúde mental, mas é preciso tomar algumas precauções antes de transformar de vez a sua vida.

Antes de iniciar qualquer atividade física você deve procurar um médico para verificar como está a sua saúde. Tendo liberação médica, você pode começar a dar os primeiros passos nesta nova vida.

Comece devagar, com uma caminhada de 30 minutos três vezes por semana. Conforme for se sentindo mais confortável com o exercício, pode aumentar esse tempo até chegar a uma hora de caminhada rápida.

Contudo, nem todo mundo gosta de caminhar. Alguns preferem musculação, outros dança e outros ainda algum esporte. Sendo assim, procure um professor de educação física que possa orientá-lo sobre como realizar a atividade que pretende. Nada de começar sem procurar conhecer um pouco mais a fundo quais os benefícios e perigos da atividade que está se propondo a realizar.

Sanadas as dúvidas, o profissional de educação física vai montar o seu treino de acordo com o seu objetivo: manter a forma, perder peso, ganhar massa muscular… Treino definido, mãos à obra!

Programe-se para fazer a sua atividade física de forma tranquila, sem interrupções. Alimente-se 30 minutos antes de iniciar a atividade e 30 minutos depois de concluí-la, assim você mantém o seu metabolismo em perfeito funcionamento. Beba água sempre, antes, durante e depois do treino. Manter o seu corpo hidratado é essencial para que a reconstrução muscular se dê mais rapidamente.

Para não correr o risco de se lesionar, faça um alongamento antes e um alongamento depois do exercício, e não se esqueça de fazer um aquecimento antes de partir para a atividade pesada.