Sobre Obesidade No Brasil

O excesso de peso é algo que incomoda tanto homens como mulheres, ganhar peso é rápido, fácil e indesejado, já o desejo e necessidade de perder esse excesso é uma tarefa difícil de realizar.

Obesidade No Brasil

A taxa nacional de pessoas acima do peso medida em 2011 pelo ministério da saúde aponta que 48,5% da população sofrem com este problema, sendo que apenas 5% é obesidade genética, situação bastante preocupante já que a maioria engorda por sedentarismo e não devido á sua genética.

Tratamento Para Obesos

Para quem está neste ranking e deseja emagrecer com saúde, é preciso salientar algumas coisas para poder ingressar neste processo.
Alimentação é um dos principais fatores, apesar de complexo tal detalhe é o fator chave para efeitos sólidos e consistentes.
Suplementação pode ajudar efetivamente no tratamento para obesos.

Paciência.
Para perder peso é necessário muita paciência com si próprio, pois durante os processos de emagrecimento é muito comum as pessoas ficarem irritadas e nervosas por causa da mudança rápida na sua rotina principalmente a diminuição da quantidade de alimentos ingeridos.
Mudança de hábitos.
Isso é essencial, não basta reduzir a comida, mas, principalmente mudar os alimentos, não é preciso necessariamente deixar de comer o que gosta, mas procurar meios diferentes de consumi-los, por exemplo:
Preparar as carnes cozidas ou grelhadas ao invés de fritá-las.
Consumir alimentos crus como salada de cenoura e beterraba cruas, pois cozidas elas perdem muito de suas propriedades, e ainda tem a opção de cozer á vapor.
Quando fritar os alimentos usar o mínimo de gordura, linguiças e peito de frango, por exemplo, não precisam de muito óleo para fritar, mas o ideal é evitar frituras.
Pães caseiros saudáveis e nutritivos, para quem gosta pode ainda prepara seus próprios pães, e acrescentar á eles alimentos nutritivos como substituir a água ou leite do preparo por suco de frutas ou de legumes processados é possível também usar a polpa dos mesmos para preparar vários pratos saborosos e nutritivos.
Dica: O Nutricionista é o profissional mais indicado para mesclar uma boa rotina alimentar compatível com necessidades específicas.
E ainda é necessário um trabalho psicológico é preciso aceitar a nova condição de vida e acreditar que é o melhor a ser feito e ter a certeza de que vai conseguir cumprir aquilo á que se propôs, desta forma inconscientemente a mente contribui com o corpo para um emagrecimento saudável, rápido e mais prazeroso.

Atividade Física E Obesidade

Já discutimos diversas vezes aqui no blog, entretanto nunca é demais salientar, visto que a adoção de uma rotina saudável é uma das principais recomendações para a redução de peso e consequentemente na melhora da qualidade de vida.

Obesidade Mórbida O Que É

A título de curiosidade a obesidade mórbida é quando o peso ultrapassa o valor 40 na tabela do IMC (Tabela que calcula o índice de massa corporal).
Veja abaixo tal tabela.