Stress – Causas e Conseqüências

Nos dias atuais o stress vem afetando cada vez uma maior quantidade de pessoas, pois vários fatores podem influenciar o agravamento desse terrível problema.

O stress é uma espécie de sobrecarga nervosa que desencadeia uma série de efeitos negativos no corpo e na mente. Os malefícios que o stress pode causa vão de uma simples alteração de humor até traumas que podem ser irreversíveis. Em um quadro de stress o cérebro funciona como uma central elétrica, e como tal recebe estímulos elétricos que não conseguem ser processados de maneira adequada, dessa forma ficando saturado.

Uma vez esgotada as fontes psíquicas começam a surgir efeitos sobre o corpo, sendo o primeiro a ser afetado é o sistema cardiovascular, pois hipertensão, arterioesclerose e morte subida em jovens adultos são problemas que podem estar ligado diretamente ao assunto abordado. Vários outros fatores podem estar ligados a esse tipo de problema, tais como ulceras, colites, diarréias entre outros.

Vale lembrar que uma longa exposição a problemas relacionados ao stress pode desencadear doenças psicossomática e/ou mentais.
Veja abaixo alguns sintomas que podem ser sintomas de stress
Maximização do ritimo cardiovascular
Dores de cabeça, costas e estômago sem motivo aparente.
Má digestão
Falta de apetite
Cansaço anormal
Suor nas mãos
Alteração de comportamento, entre eles os principais são irritação por motivo fútil, excesso de uso de álcool, tabaco ou pastilhas.
Geralmente tratamento com massagens, pulseiras e terapias pode minimizar bastante os danos causados pelo stress, lembrando que dependendo do grau que o mesmo exerce sobre o corpo.