Transpiração e Suor – Exercícios Físicos Relativos

Com certeza você já ouviu dizer por aí que para entrar em forma o único jeito é “suar a camisa”, não é mesmo? Esta afirmação faz sentido sim, já que o corpo humano possui milhões de glândulas sudoríparas, que atuam para realizar o equilíbrio térmico do corpo, ou seja, ao praticar uma atividade física, a temperatura corporal aumenta, o suor é uma maneira de fazê-la voltar ao normal. Isso é algo que incomoda várias pessoas, que acabam até mesmo deixando de se exercitar porque se incomodam muito com o suor excessivo. No entanto, a prática regular de exercícios é a única forma de perder peso com saúde, combinando com uma alimentação adequada, é claro.

Você, que quer começar o ano se exercitando, mas sem suar excessivamente, já pode comemorar. Especialistas indicam sete atividades que podem ajudar você a entrar em forma sem suar demais. O primeiro deles é a caminhada, uma atividade aeróbica que ajuda você a perder peso sem elevar demais os seus batimentos cardíacos e sem fazer você suar em excesso e, além de colaborar com o emagrecimento, a caminhada ainda pode ajudar a tonificar os músculos e favorecer a saúde cardiovascular, portanto, é uma ótima opção. Uma alternativa é optar por sessões de pilates com intensidade moderada, para definir músculos e aprimorar a flexibilidade – desta forma, você também não irá suar excessivamente.

Detalhes

A terceira atividade que te deixa em forma sem exigir muita transpiração é a natação ou, ainda, a hidroginástica. Exercícios na água exigem esforço físico, no entanto, a água faz com que seu corpo não sinta o contato direto com o suor. Além disso, você queima calorias e beneficia o coração. A musculação também é uma forma de se exercitar sem suar de mais, por mais incrível que pareça. Tudo depende da maneira como você faz os exercícios. Por isso, se utilizar cargas um pouco mais leves do que o exigido e não fizer um número tão grande de repetições, favorecerá a definição muscular sem precisar transpirar excessivamente.

Outra opção é a ioga, que apresenta vários tipos diferentes, sendo que alguns deles são capazes de promover o emagrecimento, além dos outros benefícios, como o equilíbrio, a concentração e o relaxamento, tudo isso sem suar. Conhece uma técnica chamada tai chi chuan? É excelente para fortalecer os músculos, promover maior equilíbrio mental e postura, tudo isso com base em exercícios caracterizados pela lentidão e leveza, ou seja, sem transpirar.
suor exercicio
A última dica para se exercitar sem suar, é dividir o tempo de treinamento. Ou seja, se você pretende se exercitar durante 40 minutos por dia, pode dividir este tempo em quatro sessões de 10 minutos, sendo que terá os mesmos benefícios para o corpo e para a saúde, sem transpirar em excesso. Agora você não tem mais desculpas para continuar sem praticar exercícios físicos. Preserve a saúde e a qualidade do seu corpo e da sua mente com estas atividades que evitarão que você sue mais do que gostaria. Em breve, você sentirá a diferença positiva!