Treino Periodizado: Por Que Fazer?

treino periodizado

Estabelecer um treino adequado ao seu objetivo é a chave para melhores resultados em pouco tempo e, dependendo deste objetivo, o treino periodizado é com certeza a melhor escolha.

Treino periodizado é um modelo de variação do volume e intensidade da sua atividade física, visando manter o corpo em constante estado de adaptação a novos estímulos, o que faz com que ele gaste mais energia e consequentemente trabalhe mais a seu favor.

Cotação
Varejista
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Consultar Preço
Image
Muitas pessoas aderem a um treino específico, com quantidade de exercícios determinada, número de repetições e séries determinado, por tempo indefinido. É isto que leva boa parte das pessoas que buscam uma academia e acabam desistindo ao fracasso. Nosso organismo é uma máquina muito inteligente, que aprende facilmente a se adaptar a novas situações, passando a funcionar de maneira otimizada quando necessário, e é por isso que variar o treino é imprescindível para se obter mais e melhores resultados na musculação.

Sendo assim, optar por um treino periodizado, onde haja variação nos treinos, é uma ótima escolha para se conquistar um corpo sarado e em forma. Além de proporcionar melhores resultados, o treino periodizado mantém a pessoa mais motivada a continuar na atividade, pois não há uma rotina, e sim um estímulo.

Existem duas modalidades de treino periodizado, cada um com vantagens e desvantagens. Confira:

Treino periodizado linear

É o mais tradicional e utilizado nas academias por praticantes iniciantes e intermediários. Consiste em iniciar o treino com maior número de repetições e menor carga e, gradativamente, ir alterando esta equação, aumentando a carga e diminuindo o número de repetições. Estimula principalmente o ganho de força e definição muscular.

Treino periodizado ondulado

Praticado por pessoas de nível intermediário a avançado, consiste na mudança de intensidade dos treinos diária ou semanalmente, visando trabalhar várias capacidades ao mesmo tempo, como hipertrofia, resistência e força. A cada dia ou a cada semana os estímulos são diferentes e assim o organismo não se acostuma à atividade, trabalhando mais e, consequentemente, levando a melhores resultados.

Nesta modalidade é possível trabalhar não só a carga e o número de repetições, mas também o número de séries, o intervalo entre as séries, a ordem dos exercícios e a velocidade com que estes são executados.